terça-feira, 11 de março de 2014

Controlo das Despesas Mensais


Uma das formas mais eficientes de esticar o dinheiro é controlar as despesas. Quantas vezes não nos acontece chegarmos ao fim da semana sem dinheiro na carteira e pensarmos "Mas eu não comprei praticamente nada!". Até pode ser verdade, pois muitas vezes gastamos 0.60€ num café, 1.00€ numa revista, damos 0,50€ ao arrumador de carros, e na verdade não é muito de cada vez. Mas juntos, estes pequenos gastos fazem mossa. A forma que eu arranjei de ter um controlo sobre os gastos foi a seguinte: de cada vez que faço uma compra, por pequena que seja, peço o talão de caixa e guardo na carteira. Quanto àquelas onde não me dão recibo, aponto o valor e a data num pequeno pedaço de papel. Periodicamente pego nos recibos todos e aponto num mapa excel, cuja cópia de um dos meses apresento na foto a seguir, dando a cada item um código conforme a lista ao lado, de forma a obter um resumo por categoria.
Depois guardo os recibos dentro de um envelope, um por cada mês, e guardo dentro de uma caixa de sapatos que reciclei para o efeito. Desta forma sei sempre onde gastei o dinheiro e também quanto gastei por exemplo em saúde, supermercado, beleza, etc. 
Este é um resumo das despesas por mês, pois o primeiro mapa possui hiperligações que permitem obter este quadro automaticamente. Podemos assim comparar os gastos por categoria nos diversos meses e também ver qual o montante gasto em cada mês em cada uma das rubricas. Estas rubricas são personalizáveis, ou seja, podemos escrever aquilo que melhor se adapta à nossa realidade.
O ficheiro encontra-se disponível para quem quiser, basta enviar-me um mail para ivana.p.blog@gmail.com que eu o enviarei de seguida em resposta ao mail.
Espero que facilita a vossa vida como facilitou a minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário